A rede de proteção socioassistencial voltada à terceira idade em Rondonópolis vai receber uma reestruturação histórica. Em uma ação conjunta para ampliar o amparo à população da melhor idade em situação de vulnerabilidade, o prefeito Cláudio Ferreira (PL) e o governador em exercício Otaviano Pivetta firmaram convênios estratégicos para tirar do papel obras fundamentais na cidade. O principal destaque do pacote é a construção do primeiro Instituto de Longa Permanência de Idosos (ILPI) do município, além da reforma completa e ampliação do Lar dos Idosos Paul Percy Harris, consolidando uma parceria que visa garantir dignidade, segurança e acolhimento institucional de excelência na região Sul.

O novo Instituto de Longa Permanência de Idosos será edificado em um terreno cedido no Parque das Rosas. Com um orçamento total estimado em cerca de R$ 16 milhões, viabilizado por meio da união de esforços entre o Palácio da Cidadania e o governo do estado, a estrutura moderna e totalmente adaptada será projetada para atender com conforto e acessibilidade até 104 pessoas de forma simultânea. O projeto segue à risca as diretrizes do Estatuto da Pessoa Idosa e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), oferecendo uma resposta definitiva para o acolhimento de idosos em situação de abandono ou que não contam com retaguarda familiar.

Paralelamente à construção da nova sede no Parque das Rosas, o convênio viabilizou recursos para a reforma e ampliação do tradicional Lar dos Idosos Paul Percy Harris, localizado no Residencial Sagrada Família. Para garantir a execução célere das melhorias estruturais, a Prefeitura de Rondonópolis — por meio da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social (SEMPRAS) — aportará uma contrapartida financeira de 30% do valor global da obra, com os 70% restantes sendo custeados pelo caixa estadual. A intervenção vai expandir a capacidade física do local e modernizar as alas de convivência e atendimento médico.

Ao celebrar a assinatura dos termos, o prefeito Cláudio Ferreira enalteceu a sensibilidade do governo estadual em canalizar investimentos para a infraestrutura social do município, destacando que a ação resolve um gargalo crônico na assistência pública local. Com os convênios oficialmente chancelados e publicados, a equipe técnica municipal agora acelera os trâmites internos para dar início aos processos licitatórios e à mobilização dos canteiros de obras. O rastro de investimentos consolida o compromisso da atual gestão em fixar novos padrões de dignidade humana e eficiência em Rondonópolis.